Razões para ir de bike ao trabalho – Ciclofaixa, Movimento CONVIVA

A bicicleta utilizada como meio de transporte passa longe de ser só um objeto. O deslocamento passa longe de ser só um período entre sair e chegar.

Ir de bike ao trabalho é uma experiência que, quando frequente, é capaz de mudar a vida de quem pedala.

Por isso, listamos algumas razões para te motivar a usar a bike como meio de transporte:

Você medita em meio ao caos

A vida nas cidades grandes não está fácil para ninguém. Como diria Chico Science: “o de cima sobe, o de baixo desce”. Nesse caos, contudo, é possível meditar. De bike, a relação com você mesmo ganha outro panorama – e isso é a essência da meditação.

Possíveis pieguiçes à parte, é certeiro afirmar que pedalar te torna mais presente. Presente em relação a sua própria vida e ao seu entorno. Além disso, chegar no escritório tinindo em endorfina, faz toda a diferença – acredite.

Você aumenta a sua percepção da cidade

Dentro de veículos motorizados, com janelas fechadas, a nossa relação com a cidade é distante. Quando estamos mais próximos, pé no chão, pé no pedal, ouvimos o canto da cidade (alô, Daniela Mercury) – ou o dos pássaros, caso você passe por um parque.

De bicicleta, observamos quem está com pressa e quem não tem hora para chegar. Observamos a arquitetura da cidade e descobrimos que desviar um pouco do caminho só para ver se aquela árvore maravilhosa deu frutos é a melhor terapia que existe.

E o melhor: descobrimos cantinhos especiais para um bolo ou um café – e, quem sabe, comer uma fruta da árvore amiga.

Você sentirá o gosto da liberdade todos os dias

Máquinas como o computador e o ar-condicionado podem ser do bem. O isolamento e imobilidade causado pela tecnologia, contudo, podem fazer mal.

Quando você começa a pedalar diariamente, um vazio começa a ser preenchido. O céu aberto e a contemplação durante o pedal é uma dose diária de férias. Não é à toa que aprender a pedalar é um dos momentos mais marcantes da infância.

A bicicleta e o movimento que exercemos, a propulsão das pernas e a resposta das rodas, o suor e o vento – isso tudo nos torna mais livres a cada dia.

Você vai ter mais energia…

É indiscutível que faz mal trabalhar o dia inteiro sentado, praticamente imóvel. Dores na coluna, músculos das pernas encurtados e a imunidade baixa são problemas decorrentes da nossa vida sedentária.

Pedalar até o trabalho. Ir, simplesmente ir, já te traz os benefícios de uma atividade aeróbica – que são inúmeros – e, quando você menos espera, está mais disposto para absolutamente tudo na sua vida.

E fala sério: é menos complicado ir de bike ao trabalho do que ir ao bosque todos os dias recolher lenha, só pra citar uma das possibilidades. ;-P

… e vai melhorar a saúde mental

Depois de pedalar para o trabalho todos os dias, não é qualquer garoa que vai te deixar preguiçoso em casa comendo algo gordo, sentado no sofá com o controle remoto na mão – um perfeito “couch potato”.

Se deslocar de bike, mais do que te dar força nas pernas, fortalece o seu psicológico em todas as áreas da vida. Albert Einstein disse: “Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio”. Certeiro, né?

É econômico

De graça, até injeção na testa? Pois é. Mas pedalar é mais prazeroso – a gente garante! Além disso, você economiza o dinheiro do transporte público, da gasolina e dos remédios. Você pode, inclusive fazer um cofrinho e engordá-lo para ver que não estamos mentindo. 😀

Fonte: http://movimentoconviva.com.br/razoes-para-ir-de-bike-ao-trabalho/